Bem vindo ao blog da UMAP de Votuporanga/SP
União da Mocidade Adventista da Promessa

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Palavra do Pastor

Ser Pai... é também saber ser filho.

Hoje estamos comemorando o dia dos Pais. Isto é muito bom, pois todos eles precisam de nossas orações, já que ser pai é um grande desafio na atualidade.

Nesse momento atual, podemos observar que os princípios da família estão se desfazendo com tanta facilidade o que acarreta muita angústia e mesmo insegurança àquele que recebeu a responsabilidade de cuidar e guiar a família, o pai.

Mas o que a Bíblia nos orienta em relação ao nosso pai? No livro do Êxodo 20.12, nos orienta assim: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Ela nos diz que devemos honrar o nosso pai, isto é, dar a ele o valor devido, cuidar dele até a velhice, guardar o que ele ensina e dar-lhe o respeito necessário.

Atualmente assistimos na mídia que os pais são objeto de maus tratos, abusos, espancamentos, abandono e extorsão. Tudo isso praticado na maioria das vezes por aqueles que deveriam honrar, cuidar e valorizar, ou seja os filhos.

Não existe presente melhor que um filho possa dar ao seu pai do que ouvir os seus conselhos e seguir as suas orientações. O livro de Provérbios 4.1-4 nos diz assim: “Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos, e obterão discernimento. O ensino que lhes ofereço é bom; por isso não abandonem a minha instrução.

Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida”. O filho deve ouvir as instruções (correção) do pai.

Todo pai que ama seu filho deve sempre estar pronto para corrigir, orientar e ensinar ao filho. Essa correção no primeiro momento pode parece ruim, mas tem o propósito de guardar e preservar a vida do filho de uma geração perversa e corrompida. E o filho sábio sempre dará ouvidos ao seu pai, pois entenderá que o seu genitor deseja o melhor para sua vida e futuro.

Portanto que nesse dia dos Pais, você faça uma análise pessoal: como você está se saindo como pai? E ser for filho, da mesma maneira reflita que valor você tem dado ao seu pai? Para que se consiga comemorar o dia dos pais com a verdadeira alegria, precisa-se de uma reflexão muito honesta das duas partes e além disso, buscar ao aperfeiçoamento da vida familiar. O que eu tenho feito para ser um Pai melhor?

E como filho, de que maneira tenho honrado aquele que merece o meu respeito? Sendo assim se ouvirmos o conselho das Escrituras Sagradas tenho a certeza que teremos uma sociedade melhor, uma família mais saudável e feliz. Parabéns pelo dia dos Pais! E também sejamos bons filhos!


Fernando dos S. Duarte - Pastor da 1ª Ig. Adv. da Promessa em Votuporanga.

Nenhum comentário: