Bem vindo ao blog da UMAP de Votuporanga/SP
União da Mocidade Adventista da Promessa

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando Deus faz o que NÃO QUERO...

Texto baseado em Jer. 29:1-13

Somos seres com vontade própria. Não estamos amarrados, ou presos à vontade de Deus. Ele nos fez com a capacidade de tomar nossas próprias decisões. Munidos dessa liberdade, vemos muitos hoje que EXIGEM de Deus o que querem. Há algum tempo, vi num blog amigo um envelope de uma certa “igreja”, onde a pessoa ofertava e marcava no envelope o que queria EXIGIR de Deus.

A verdade é que os fatos e feitos de Deus na história nunca foram com propósito de agradar ninguém. Nunca houve a preocupação de fazer a nossa vontade pura e simplesmente, por nossos caprichos. Até porque ele sabe o que é bom realmente pra nós (Rom. 12:2).

Acredito que Davi queria seu filho vivo, contudo a vontade de Deus foi diferente.

Deus não faz a nossa vontade pura e simplesmente por que queremos.

Foi assim no exílio. Na carta de Deus ao povo, Deus deixa claro a sua vontade. Havia muito mais do que um castigo. Havia um propósito. Muito embora Deus apelasse ao bom senso do povo, estavam obstinados pelo pecado.

Deus deixa claro que, muito embora tudo parecesse trágico e cruel, era necessário que tudo aquilo ocorresse. Às vezes o homem só aprende algo na dor. Às vezes, nem assim.

Lembro-me que, em muitos momentos, Deus realmente fez o que não queria. Certa vez saímos pra comprar um “carro”. Rodamos em várias concessionárias e nada, não conseguíamos concretizar a compra... Ficamos extremamente tristes e chateados. Só algumas semanas depois que conseguimos entender... Fui mandado embora do emprego. Deus não fez o que eu queria, para o meu próprio bem. Havia um propósito.

Então, quando Deus não faz o que quero...

Preciso continuar a vida, aceitando a vontade de Deus...

O grande desafio do servo de Deus é aceitar aquilo que Ele não quer em detrimento à sua vontade própria. Servir a Deus é continuar vivendo feliz, muito embora o quadro não nos pareça favorável, ou não se apresente da forma que queríamos.

Deus disse: “Edifiquem suas casas, casem-se, prosperem aí,” porque minha vontade no momento é que vcs permaneçam presos aí, exilados...

Preciso vigiar pra não se iludir com mentiras...

Servir a Deus às vezes é sentir as dores dos espinhos... Existiam profetas que certamente diziam que “Deus libertaria o povo o quanto antes e os levaria de volta aos seus lares”...

Mas isso não era verdade. Deus tinha um propósito com tudo aquilo. Era preciso encarar a realidade.

Sempre tem alguém nos dizendo o que queremos ouvir.

Sempre tem Deus, que sempre nos diz o que precisamos ouvir.

Preciso crer sempre no melhor de Deus...

Mesmo em meio ao cativeiro, amargando desânimo e frustração, quando tudo parece estar errado, quando o desespero toma conta de nós... É preciso crer que Deus tem para nós “um futuro e uma esperança”.

Deus queria que o povo aprendesse. Queria que eles crescessem. Seu futuro dependia de uma postura de mudança... Deus sempre tem o melhor pra nós. Sua Vontade.

Conflitos de vontades nos fazem entender que Deus sempre está certo e nós não. Proporcionam-nos uma visão mais clara de quem é Soberano. Aceite Sua Vontade. E seja feliz.

Glórias a Ele!


Autor: Pr. Marcello Matias

Nenhum comentário: