Bem vindo ao blog da UMAP de Votuporanga/SP
União da Mocidade Adventista da Promessa

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Grande Estrategista

Gosto de filmes de guerra! Fato!

O desenrolar das batalhas sempre me fascinou, principalmente na antiguidade, onde o assunto era resolvido "no fio da espada"... Algo é bem comum em todos esses filmes, em dado momento, ocorre a cena dos grandes generais confabulando, criando e estudando suas estratégias para a guerra.

Josué era um General, um guerreiro experiente, que passa a liderar o povo de Deus após a morte de Moisés... Se você quer aprender mais sobre estratégias de guerra, leia o livro de Josué, mas o mais interessante é que o servo do Senhor, por mais experiente que fosse, não questionava as estratégias divinas... aquelas que nunca falham...

O grande estrategista do livro de Josué não é ele, mas sim o Senhor Todo Poderoso...

O SENHOR Deus disse a Josué: —Não fique com medo deles. Amanhã, a esta mesma hora, eu matarei toda essa gente para Israel. Você aleijará os cavalos deles e queimará os seus carros. Josué 11:6

Veja que interessante. Josué iria batalhar contra vários reis e seus numerosos exércitos, mas Deus manda que ele apenas corte os tendões dos cavalos e queime os carros...

Numa visão humana podemos pensar: "Mas se o exército inimigo é tão grande, não é melhor pensarmos em matar a todos e depois tomar conta dos cavalos?"

Mas a estratégia divina vai muito além da compreensão de Josué e do seu povo, mas ele sabia que se Deus havia dito que os mataria, Ele iria cumprir, bastava apenas que ele também fizesse sua parte.

O que Josué não sabia, apesar de não questionar, é que aqueles exércitos ( Os exércitos dos reinos do Norte) eram treinados e acostumados a lutar apenas em seus carros e cavalos.

Deus conhecia o ponto fraco dos inimigos do Seu povo.

Aleijando os cavalos dos inimigos, o povo de Deus teve sua vitória confirmada, veja os versículos 8 e 9:

"e o SENHOR Deus deu a vitória aos israelitas. Eles atacaram os inimigos e os perseguiram até a grande Sidom e Misrefote-Maim e até o vale de Mispa, a leste. Continuaram a lutar até matarem todos os inimigos. Josué fez como SENHOR havia mandado: aleijou os cavalos deles e queimou os seus carros de guerra."

Quando você não entender o que Deus quer dizer com alguma situação que esteja passando, não tenha dúvidas, Ele é o maior estrategista de todos os tempos e sabe o que fazer para que a vitória seja nossa!

Basta apenas que nós também façamos nossa parte, obedeçamos a Ele e andemos conforme a sua vontade!

"Pois eu bem sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam o Senhor"




Ricardo R.

Nenhum comentário: