Bem vindo ao blog da UMAP de Votuporanga/SP
União da Mocidade Adventista da Promessa

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jesus e a Filosofia


"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Col. 2:8-10


Uma das coisas que mais me intrigavam na faculdade eram minhas aulas de filosofia. Eu ficava pensando se eu era muito burro e não entendia nada do que o professor me dizia. Pensava também se ele acreditava naquele amontoado de verdades e pensamentos criados por outros homens que o antecederam. Verdades estas que nunca o fizeram compreender realmente a "razão de sua existência".

A filosofia só faz perguntas, mas as respostas quem tem é o Senhor!

Temos que estar atentos aquilo que ouvimos hoje em dia. Da mesma forma que Paulo alerta os habitantes de Colossos sobre o perigo do culto à racionalidade, devemos tomar cuidado para não engolir qualquer bobagem que os "grandes pensadores da atualidade" nos querem passar.

A palavra filosofia deriva de duas palavras gregas: phileo (amar) e sophia, (sabedoria). Ela literalmente significa "o amor à sabedoria humana".

A Palavra nos alerta contra as vãs filosofias, ou seja, os conhecimentos vãos, que não trazem nenhum benefício ou nada pode nos acrescentar. Uma coisa vã é uma coisa inútil, e a filosofia nos é inútil, pois ela é fundamentada nos rudimentos do mundo e nas tradições humanas.

"A frase "rudimentos do mundo" literalmente significa "coisas em coluna" ou "coisas em fila" (tais como 1,2,3, ou A,B,C). Ela se refere ao tipo de instrução que se daria a uma criança. Paulo estava dizendo que, embora intente ser sofisticada, a filosofia humana é de fato rudimentar— infantil e sem refinamento. Abandonar a revelação bíblica em favor da filosofia é como voltar ao jardim da infância após formar-se numa universidade." John MacArthur

No final do versículo 10, a Palavra nos indica que em Jesus está toda plenitude. Isso quer dizer que Nele está toda a sabedoria, o senhoria e a verdade. A filosofia, os pensamentos humanos, as teorias filosóficas, nada podem acrescentar ao Deus que nos dá, através de Jesus, a salvação, o perdão e a vitória.

O que a filosofia pode acrescentar a isso?

Ricardo R.

Nenhum comentário: