Bem vindo ao blog da UMAP de Votuporanga/SP
União da Mocidade Adventista da Promessa

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Igrejas psicológicas

Estamos vivendo um momento muito critico da Igreja de Cristo na Terra.

Alguns líderes para reafirmarem que estão atualizados e que procuram saber as últimas novidades do mundo usam e abusam da psicologia em suas pregações. Há aproximadamente duas décadas atrás era muito difícil ouvir pregações nos púlpitos em que se falava sobre – Transtorno desafiador opositivo, Transtorno de , transtorno Bipolar, dentre outras doenças.


O Manual de Diagnóstico e estatística da Associação de Psiquiatria Americana, era algo desconhecido e suas inúmeras doenças da mente.

Recentemente li um artigo em uma revista de conselhos à pastores brasileiros que tinha por titulo, “A saúde mental dos pastores”. Dizia o artigo:

“Na verdade, é provável que os pastores, devido às pressões que os atingem no desempenho de seu oficio, apresentem mais transtornos psicológicos do que a média da população…os resultados indicam que 47% dos pastores sofriam ou haviam sofrido de algum transtorno mental, contra a média de 31% encontrada na população em geral.” [1]

O que se lê em muita literatura evangélica nos dias de hoje são os integracionistas, afirmando que as pesquisas psicológicas não são teóricas mas cientificas. O que eles se esquecem é que o que chamam de transtornos, são na maioria dos casos, simplesmente, pecados.

Na verdade não são doenças e sim os inúmeros pecados que envolvem o homem (Rm 3.23). Começamos a acreditar depois de lermos tantas matérias que apóiam a psicologia e psicoterapia que a Bíblia parece não ser suficiente para ajudar o homem a corrigir qualquer problema comportamental (não –orgânico) em nossos dias.

O pastor norteamericano Lou Priolo que faz Aconselhamento Bíblico por muitos anos comenta sobre a suficiência das Escrituras para nossa era:

“Por mais de dezenove séculos a Igreja de Jesus Cristo não teve o “beneficio” da psicologia clínica “ajudando-a” na tarefa de criar filhos. Mesmo assim, os pais cristãos foram capazes de obedecer a ordem de Deus para “criar” seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4). A Bíblia fornece tudo o que você precisa para educar seus filhos “na disciplina e na instrução do Senhor”. [2]

Acredito como Lou Pirolo, que não somente a Bíblia é atual na questão de criação de filhos, como é suficiente para ajudar em todo tipo de transtornos comportamentais do homem moderno. Imagine que quando aocnselhar uma pessoa da igreja que busca ajuda, que o seu problema é – Transtorno Desafiador Opositivo.

E depois ter que explicar a ele o que quer dizer esta terminologia, usar métodos terapêuticos para sanar o seu problema. Não seria mais razoável, além de ser honesto, dizer a ele que tem permitido que o pecado da ira, da rebelião e da insubordinação tem sido uma realidade em sua vida ( PV 14.29; Ef 4.26; etc).

Acredito que o caminho da Bíblia é bem melhor, pois as realidades da natureza humana são expostas e também são apresentadas as soluções pelas Escrituras como podemos mudar de direção e atitudes para conosco e com o próximo.

Algo que devemos raciocinar e pensar é que a Igreja de Cristo durante séculos dependeu inteiramente do Espírito Santo e da Palavra de Deus para ajudar inúmeros cristãos desconsolados. Hoje a Igreja moderna recorre as soluções da psicologia para ajudar os pastores, cristãos e toda pessoa que precisa de conselhos para a vida.

Que possamos pensar biblicamente e não psicologicamente quando formos ajudar as pessoas que solicitarem conselhos para a sua vida. Será que a Bíblia não é suficiente para termos que adotarmos técnicas de teorias humanas?




Nenhum comentário: